Boletim Informativo das atividades de Julho a Setembro de 2021

Boletim Informativo das atividades de Julho a Setembro de 2021

Compartilhamos um pouco das ações realizadas nos meses de Julho a Setembro/2021.

OFICINAS CULTURAIS

Durante os meses de Fevereiro a Junho, foi necessário manter as atividades presencias suspensas devido a pandemia da COVID-19. Apesar das dificuldades, mantivemos o contato com as crianças e famílias através do grupo de whatsapp e realizamos as seguintes ações: Comemoração do Dia das Mães (online), Vídeos educativos e de Contação de Histórias, Depoimentos sobre as ações realizadas pelo Projeto durante a pandemia, Leitura de Poemas, Bate papo online com os pais, além da entrega de outras atividades socioeducativas.

No mês de Julho, retomamos as atividades presenciais, trazendo grande alegria para as crianças e para a equipe Ruama, com o desafio de correr atrás do tempo perdido, pois observamos a defasagem escolar e o desinteresse das crianças e adolescentes em participar das atividades escolares.

A equipe está se dedicando para trabalhar através de oficinas de aprendizagem, enfatizando as seguintes ações: Contação de Histórias, Rodas de leitura, Rodas de Conversa, Jogos e Brincadeiras, Oficinas de Artes, Recreação no Pátio, Visitas a Biblioteca, Empréstimo de Livros, Cine Pipoca entre outras.

PRINCIPIOS E VALORES

O Projeto Ruama acredita que é importante disseminar princípios e valores como amor a Deus e ao próximo, solidariedade, respeito, cidadania e outros, fortalecendo as relações com a família, com o projeto e a comunidade. Com o apoio da Apec Osasco (Aliança Pró Evangelização de Crianças) e de jovens da Ig. Presbiteriana de Alphaville, esses assuntos são abordados através de contação de história bíblica, músicas e brincadeiras.

CAPACITAÇÃO ONLINE

Durante esse período de pandemia a equipe do Ruama tem tido a oportunidade de participar de algumas capacitações, trazendo assim mais qualidade ao trabalho desenvolvido.


Participamos dos seguintes cursos e encontros:
“Encontros com a rede de parceiros”;
“Como Elaborar Projetos?” – Parceria Missão Aliança
“Avaliar para melhorar” – Parceira Fundação Cerqueira Leite
“Cidadania e Valores”; “Saúde Mental” – Parceria Sociedade Bíblica do Brasil-SBB

AÇÕES SOLIDÁRIAS

Com a continuidade da pandemia e o aumento das necessidades básicas por parte das famílias matriculadas, se faz necessária a manutenção do apoio emergencial através das doações. Durante o último trimestre contamos com a solidariedade de muitas pessoas, assim foi possível assistir aproximadamente 120 famílias. Também estamos retomando as visitas domiciliares, fortalecendo o vínculo comas famílias e a comunidade.
Doações do trimestre: 424 Cestas Básicas (+ de 5 toneladas); 412 Marmitex, 200 Bandejas de ovos, 200 kits de higiene e limpeza, 217 cobertores, 51 moletons, 48 kits escolares, 1 botijão de gás, Remédio para uma família, Hortifruti e outros itens.


Essas e outras ações foram possíveis graças ao apoio dos parceiros:
Missão Aliança, Fundação Cerqueira Leite, Empresa Elubel, Ig. Assembleia de Deus Alphaville, Ig. Presbiteriana de Alphaville, II Ig.Presbiteriana de Carapicuíba, Mesa Brasil/SESC Osasco, Pessoas Física e Jurídica.

E dos seguintes doadores:
Grupo Ação Amigos Contra a Fome, Grupo Amigos, Fundação Edimilson, Grupo Atos de Amor, Condomínio Aquarela Brasileira,
Prefeitura de Carapicuíba, Escola Vila Sol, Escola Prof. Ricardo Antonio Pecchio.
Nosso carinho e gratidão a todos, famílias, comunidade, crianças, adolescentes, diretoria, equipe, voluntários, parceiros e amigos, que colaboraram para a realização dessas ações.

Depoimentos

“Em poucas palavras eu quero agradecer primeiramente a Deus e também agradecer ao Projeto Ruama, toda a equipe e as pessoas que ajudam nessa missão contra a pandemia. As doações tem chegado na hora certa, ajudado muitas famílias, muitas crianças e a comunidade.

Também quero deixar minha palavra de fé, amor, paz, agradecimento. Enquanto há vida há esperança, e essa esperança está muito profunda dentro do meu coração, eu acredito que até o findar desse ano de 2021 Deus estará agindo no meio das famílias, que Ele será o provedor no nosso trabalho, que Ele está caminhando com a gente lado a lado, as crianças sendo abençoadas, guardadas e livradas de todo mal.

Essa é a minha palavra de fé e esperança: amor, paz, prosperidade, pão na mesa, trabalho, escola funcionando…”

Maria Romilda – Líder Comunitária

“Projetos maravilhosos que tem abraçado, cuidado, zelado, que tem tido amor incondicional por muitas famílias. Agradeço muito a todos, coordenadores, patrocinadores, professores, agradeço por cada vida que tem abençoado a vida das crianças, principalmente durante essa pandemia. Só tenho a agradecer imensamente. A palavra concreta é Gratidão.”

Kelly Archanjo – Família Matriculada

Nosso carinho e gratidão a todos, famílias, comunidade, crianças, adolescentes, diretoria, equipe, voluntários,
parceiros e amigos, que colaboraram para a realização dessas ações.